Indice/Marcadores


sábado, 22 de outubro de 2016

Borborema Antiga

BORBOREMA ANTIGA
E assim nasceu esta terra amada chamada Borborema Estado da Paraiba Brasil
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO
PADROEIRA DO MUNICIPIO

PRIMEIRA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL

ATUAL RUA DR. ANTONIO RIBEIRO DA SILVA


ATUAL RUA BARONCIO LUCENA


SANGRADOURO DO AÇUDE

ATUAL AVENIDA ARLINDO RAMALHO

ANTIGA DELEGACIA DE POLICIA E CAMARA MUNICIPAL

ARMAZENS DA REDE FERROVIARIA DO NORDESTE

ESTAÇÃO RODO FERROVIARIA

ATUAL AV. GOVERNADOR PEDRO GONDIM

ATUAL AV. GOVERNADOR PEDRO GONDIM

GRUPO ESCOLAR DR. JOSE AMANCIO RAMALHO

ESCOLA MUNICIPAL LEONOR RAMALHO

VISTA AEREA DA CIDADE

PASSAGEM DO TREM NO CENTRO DA CIDADE

Borborema, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 5.186 habitantes. Área territorial de 26 km².
Realiza no mês de janeiro a melhor festa de São Sebastião da região.

Historia de Borborema-PB

A ocupação das terras onde hoje se localiza o município iniciou-se em 1912 com a aquisição de terras pelo advogado José Amâncio Ramalho, vindo da cidade vizinha de Araruna - PB. Ramalho construiu um açude e a seguir uma hidrelétrica que forneceu iluminação às cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema até 1962. Posteriormente, instalou uma despolpadeira de arroz e um fecularia. Isto deu origem à vila de Camucá, que originaria a sede do município. Em 1913, o trem chegou à região, ajudando a consolidar o povoamento, que se expandia graças à agricultura. Na década de 20 do século XX foi construída da igreja de Nossa Senhora do Carmo
José Ramalho, muito empreendedor, teve a preocupação de contratar um engenheiro para planejar a cidade. Percebe-se tal marco onde as ruas são todas largas e com mão e contra-mão complentamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas. Logo após a vontade de emancipar-se tomou conta dos grandes homens da vila que recebeu dentre outros nomes: Camucá, Borborema, Boa Vista e por fim Borborema.
De acordo com a Lei 2.133 de 18 de Maio de 1959, foi elevado à categoria de município com a denominação de Borborema, desmembrado de Bananeiras. A Lei 1.198 de 2 de Abril de 1955 que fixa a divisão administrativa e judiciária do estado:
Art. 1° - É criado o município de Borborema. Com seguintes limites:
- Município de Bananeiras partindo do ponto onde o Riacho Bananeiras penetra em Pirpirituba onde na margem esquerda deste mesmo riacho e por ela seguindo até a cachoeira do roncador; prossegue daí em linha reta até o cruzamento da linha férrea Pirpirituba-Borborema, com a linha férrea no lugar de samambaia, prosseguindo por esta linha férrea até a fecularia do Dr. José Amâncio, onde seguem em linha reta a antiga estação ferroviária de Manitú, continuando desta também em linha reta até encontrar com a divisa do município de solânea passando entre as casas sedes do engenho Canafístula e Câmara.
Art. 9° - A presente Lei entrará em vigor no dia 1° de Novembro de 1959. Sendo fica facultado que a data de emancipação política desta não é 1° de novembro. O primeiro prefeito nomeado pelo governador do estado foi o Sr. Antônio Costa.

Um comentário:

Unknown disse...

Que maravilha essas fotos Sr João. Parabéns pelo blog, um belíssimo canal recheado de informações.